sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Orgulho do professor!

Em primeiro lugar, antes mesmo de expor aqui meus sentimentos de hoje, deixo claro que esse blog não tem características jornalísticas e nem esta intenção. Justamente como disse à pouco, o que exponho são meus sentimentos mais sinceros em relação às minhas paixões. Mas ao ler uma matéria no site de notícias G1 vi necessidade de, além de expor meus pensamentos, divulgar informações que merecem alguns destaques.

O Portal G1 trouxe, na manhã de ontem, a seguinte manchete: "Vereador diz que Professores são inúteis e causa polêmica em SP". À princípio desconfiei da veracidade da notícia, afinal as mídias dependem de ibope e por vezes se utilizam de alguns exageros que chamem a atenção do leitor. No corpo da reportagem o  jornalista revela que a fonte da manifestação infeliz do vereador foi a famosa rede social Facebook. Alguém que gosta de polêmicas nesse sentido provavelmente não deixa suas publicações restritas a "amigos", por isso decidi checar diretamente na fonte! Em seu mural no site, o vereador Dario Bueno, de Jacareí, solta o verbo - novamente digo, infeliz - em disparada contra a categoria profissional em questão:

"Aprendizado pelo exemplo: atitude + observação! Se não há aprendizagem é porque não há atitudes exemplares para serem observadas. Conclusão: o professor é um inútil mesmo!"
O comentário vinha acompanhado de um vídeo intitulado "Papagaio Inteligente"!
Não contente com essa repercussão ele decide falar ao jornalista responsável pela matéria no G1, em resposta ao sindicato dos professores que reclamou junto à Câmara Municipal: "Eu não tenho essa preocupação e creio que isso não procede. Mas, isso também demonstra o perfil autoritário do professor. Toda vez que ele é contrariado, ele quer punir quem o contraria de alguma maneira. Dentro da sala de aula, levando para a diretoria ou reprovando e fora da sala de aula levando para a delegacia ou Judiciário".


Era de se esperar que eu, como estudante de pedagogia, tivesse o mesmo sentimento de revolta dos já profissionais. Como estudante sei o que quero para meu futuro como professora e portanto compartilho do mesmo asco que muitos devem sentir - porque é nojo o que eu sinto diante disso.
O que leva uma pessoa que está numa posição como a dele, um homem público, a difamar a categoria profissional responsável por todo o avanço educacional e científico no percurso da história da humanidade?
Ser professor é mais do que ensinar o "bê-a-bá" - que aliás já seria muito, já que a alfabetização é um dos fatores de grande importância no desenvolvimento da criança; é mais do que transmitir tudo aquilo que tem de conhecimento pra um aluno passar no vestibular. Ser professor não é pra qualquer um. É para aqueles que amam a educação, que tem CONSCIÊNCIA de que só através dela um país, uma nação, um cidadão se desenvolve e constroi seu futuro. Ser professor é abdicar dos finais de semana para corrigir atividades e preparar tantas outras que enriqueçam a sala de aula. É fazer parte da vida de uma criança e cativar nela valores importantes de carinho, amizade, respeito, amor. E mais, é fazer isso por AMOR, mesmo com as condições de salários que lhes são oferecidos.
É a área acadêmica que forma pesquisadores, estudiosos que contribuem cada um um pouco com a construção das ciências e tecnologias, que dá subsídios para a tudo quanto conhecemos e toda a evolução em termos de conhecimento.
Agora vem um vereadorzinho de quinta falar de professor? Não vamos generalizar, mas meu amigo, com a fama que os políticos em geral tem, você deveria pegar a sua arrogância, prepotência e ignorância e ir estudar. Dario, meu querido, entre numa sala de aula, prepare uma aula pra ministrar a alguém, vivencie as condições de um professor de escola pública e aí sim, só então, volte a publicar qualquer coisa insana aos quatro ventos. Por enquanto, por que não publica sobre o exemplo que você é? Pra falar de alguém, das capacidades e principalmente da atuação profissional de uma pessoa a sua vida deve ser um modelo puro a ser seguido, com caráter digno. Não sei quem é pior, quem difama ou quem clica em "curtir" um status tão pessimamente (ou nada) fundamentado. Que exemplo é esse que uma figura pública está dando? Todos os exemplos! Os MAUS, claro. Os que jamais devem ser seguidos.
Creio que não só eu, mas todos os estudantes envolvidos com a pedagogia e a educação de forma em geral compram esta briga. E devemos falar, expor o que sentimos, não para provar qualquer coisa ao contrário pra pessoas como essas, mas para fortalecer nossa futura classe profissional e promover mudanças no pensamento social, que só assim, através da educação, melhorará. 





3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom Mah!!!
O infeliz é narfa... da um disconto.

Ivan Mattos

Anônimo disse...

Cara colega.
Não dê audiência para esse indivíduo. Só nós professores, que estamos dia-dia em sala de aula, podemos criticar ou elogiar, qualquer assunto sobre Educação. E professores(as) comprometidos tem aos montes. Mas quanto aos políticos, infelizmente não podemos dizer o mesmo.

Att

Profª de Biologia, Ciências e Matemática, no estado de Santa Catarina.
Ana Lúcia de Liz.

Pesso permissão para compartilhar no meu Face.

Mariana Guimarães disse...

Oi Ana Lúcia! Muito obrigada pelo comentário. Que bom saber que o blog "chegou" a Santa Catarina. Fico feliz! Como toda profissão né, sempre tem os comprometidos e os que não são, mas sinto orgulho da nossa! Fique à vontade para postar e compartilhar! :)

Obrigada novamente.

Mariana Guimarães